Praia do Cabedelo

Situada na margem sul da foz do Rio Lima, de areia fina e rodeada de dunas e de pinhal, a Praia do Cabedelo é uma baía em forma de meia-lua que apresenta uma areal extenso e aberto, com condições extraordinárias para a prática de desportos de vento, como Kitesurf e Windsurf.

Pelas suas características naturais, o Cabedelo é excelente para praticantes de todos os níveis (principiante, intermédio e avançado). Existem 3 áreas distintas no spot, sendo a primeira, junto ao pontão, a zona mais protegida com flat water; de seguida, há uma zona com ondas médias e vento side shore; e por fim, a sul da baía, uma terceira área com ondas maiores e vento on shore. Os principantes encontram óptimas condições da parte da manhã, nas águas mais tranquilas junto à baía em forma de ferradura, enquanto os praticantes mais experientes poderão desfrutar em pleno de condições mais desafiantes, apenas a uns metros de distância.

A principal época de vento vai de final de Abril até final de Setembro, com um vento consistente que beneficia de efeito térmico, o que aumenta consideravelmente a sua velocidade face à previsão. Normalmente, começa por volta das 12h00 e sopra até ao pôr-do-sol. Maioritariamente, o vento sopra de Noroeste e varia entre os 16 e os 35 nós, sendo a média da velocidade do vento, de Maio a Setembro, entre as 12h00 e as 18h00, 25 nós.

A melhor época para ondas é entre Março e Junho e entre Setembro e Novembro.

| Kitesurf & Windsurf | Viana World Cup | 07 - 20 Junho 2018 |